Maria Tereza Maldonado

Palestras

Construindo a felicidade e o bem-estar

Como treinar ser feliz? Os estudos de neurociência mostram que é possível construir felicidade mesmo em épocas difíceis por meio de ações simples no dia-a-dia. Nesta palestra, você saberá como o hábito da gratidão, a visão positiva dos acontecimentos, a transformação da mágoa e da raiva e a boa qualidade dos relacionamentos, entre outros fatores, contribuem para a saúde física e mental, construindo a sensação de bem-estar.


Nas trilhas da vida (Palestra-show)

"Problemas são oportunidades de criar recursos para viver melhor".

Celebrando a vida, desde a infância até a maturidade, essa palestra-show dá dicas para enfrentar os principais desafios que encontramos no caminho, aprimorando o desenvolvimento pessoal e a qualidade dos relacionamentos familiares, sociais e profissionais. Saiba mais.

trilhas

Teias (Palestra-show)

Um trabalho diferente: a autora encena seu próprio livro! O que podemos fazer quando estamos enredados nas teias de preconceitos, ciúmes, mágoa, destempero e tantas outras? Com adaptação e direção de Beatriz Junqueira e direção musical de Itiberê Zwarg, Maria Tereza encena trechos de seu livro Teias e canta músicas de sua autoria, que mostram caminhos para sair das teias que nos aprisionam em relacionamentos difíceis. Saiba mais.

teias

Transformando conversas difíceis em diálogos eficazes

Como conseguir o que queremos, com pessoas complicadas ou em situações difíceis, e ainda assim cuidar do relacionamento? Nesta palestra, com músicas especialmente compostas para o tema, examina-se o conceito do "Não positivo" de W. Ury e suas aplicações práticas nos relacionamentos profissionais e familiares, abordando os recursos de comunicação que possibilitam transformar conversas difíceis em diálogos eficazes para resolver problemas em conjunto.


Bullying e Cyberbullying – O que fazemos com o que fazem conosco?

Onde estão as fronteiras entre brincadeira, implicância, agressão e perseguição implacável no comportamento de crianças e adolescentes? Como orientá-los para o uso responsável da redes sociais, em casa e na escola? Essa palestra aborda os recursos de educação em valores que podem ser desenvolvidos para prevenir as ações de bullying e cyberbullying, integrando-os em um programa antibullying que favorece a boa qualidade dos relacionamentos.


O bom conflito: Juntos buscaremos a solução!

É possível utilizar a divergência para gerar soluções satisfatórias para ambas as partes, melhorando a qualidade dos relacionamentos na família, na escola e no trabalho! Aprenda a atacar o problema sem atacar as pessoas, a aperfeiçoar a boa escuta para aumentar a confiança e a colaboração para resolver o problema, a desenvolver clareza e eficácia na comunicação para encontrar os pontos em comum nas divergências.


Maturidade - mudança do olhar, renovação dos projetos

Depois dos 50, entramos na "segunda idade adulta". Como viver plenamente essa etapa da vida? Por meio de belas imagens e músicas especialmente compostas para esse tema, há sugestões práticas para revitalizar o cérebro, melhorando a auto-estima, renovando projetos de vida, minimizando o risco de sofrer de depressão e de ansiedade, cuidando da vida afetiva e dos relacionamentos sociais.


Transformando obstáculos em caminhos

Se você não pode mudar uma situação, mude sua atitude com relação a ela! Aprenda a usar seu poder interior para construir ou revitalizar relacionamentos, trabalho, áreas de interesse, desenvolvimento de habilidades. Nessa palestra interativa, por meio de imagens, músicas e frases inspiradoras, você encontrará indicações práticas para fazer o seu próprio roteiro de viver melhor.


Vida profissional & vida pessoal - o equilíbrio difícil, porém possível

Nessa palestra motivacional, as pessoas "multitarefas" encontrarão caminhos para integrar os diversos aspectos da vida buscando o equilíbrio entre produtividade e bem-estar, aprendendo a criar tempo para um convívio de boa qualidade, compartilhando tarefas e encarando os desafios de desenvolver novos modelos de relacionamento.

teias

Parceria família-escola: a importância dos limites e da educação em valores

Qual a diferença entre autoridade e autoritarismo, limites indispensáveis e repressão indevida, castigos e consequências? O que fazer para reverter a onda de desrespeito crescente, na relação pessoal e no uso das redes sociais? Limites claros, consistentes e colocados no momento certo ajudam crianças e adolescentes a lidar bem com a frustração, a ter consideração e respeito pelos outros, a pensar alternativas possíveis, desenvolvendo a criatividade e a inteligência social.


A oportunidade das crises

Na travessia das crises, a pergunta-bússola é: O que posso fazer de melhor para abrir bons caminhos? Essa palestra oferece dicas para adotar uma postura vencedora, em vez de se deixar abater pelo desânimo e pelo pessimismo. Crises em pessoas, organizações e países nos oferecem oportunidades de revisões, renovação e inovação, fortalecendo nossa competência para enfrentar as adversidades.


Educando crianças e jovens para a paz e a solidariedade

Paz é cuidar bem de si mesmo, dos outros, e do ambiente em que vivemos. Essa palestra indica caminhos para expandir a capacidade amorosa e aprender os princípios básicos da "administração da raiva", canalizando a agressividade para fins construtivos em crianças e jovens, com o objetivo de formar gerações de pessoas não-violentas e solidárias.


Dos primeiros anos de vida à adolescência - pais e educadores no século XXI

Para enfrentar os desafios do século XXI, precisamos estimular a criatividade, as ações inovadoras e o espírito empreendedor. As raízes dessas competências se encontram nos primeiros anos de vida, e se desdobram no decorrer da infância e da adolescência. A palestra aborda também as ações que estimulam a empatia e a expansão da capacidade amorosa, a inteligência dos relacionamentos e a resiliência essencial para viver bem em um mundo que passa por enormes transformações.


O bom convívio nas novas famílias

Segundo o censo demográfico mais recente, a família clássica "casal com filhos" deixou de ser maioria no Brasil. Quais as características, dificuldades e possibilidades de cada tipo de família (com pais casados, separados, solteiros, viúvos, recasados, com filhos biológicos e/ou adotivos)? Nessa palestra, fazemos um divertido passeio por cenas do cotidiano, falando sobre os ingredientes da "boa briga", dos "acordos de bom convívio" e do fortalecimento do vínculo amoroso em cada uma dessas composições familiares.


Maria Tereza Maldonado
Fotógrafo: Edu Lissovsky | Desenvolvedor: forpix internet