fbpx
IMG_8420

Cachoeiras majestosas me emocionam por sua força e beleza (Fotografei no Parque Nacional da Serra Geral, SC).

“A beleza está nos olhos de quem vê”; “Quem ama o feio bonito lhe parece”; “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Ditados populares e citações de poetas permearam a conversa com o grupo de amigos sobre o poder da beleza.

No filme “Don Juan de Marco”, a característica marcante do personagem representado por Johnny Depp era descobrir a beleza em todas as mulheres com quem interagia, o que embasava sua eficiente técnica de sedução. E, no desenho animado Shrek, a princesa transformada em ogra era bela e fascinante aos olhos dele.

Compartilhamos reflexões sobre a diversidade de padrões de beleza física em diversas épocas e culturas: pescoços alongados, pés pequenos, orelhas esticadas por círculos de madeira, tatuagens e outras intervenções no corpo para representar beleza ou status social. Uma das participantes, que trabalha com o impacto emocional das cirurgias plásticas mencionou muitos casos de busca compulsiva dos “cortes” evidenciando a necessidade de uma “costura” interna, para preencher perdas, aliviar desilusões amorosas, conter a ameaça do envelhecimento visto como decadência por quem constrói sua autoestima e sua popularidade na aparência da beleza jovem. Por outro lado, adolescentes e mulheres jovens buscando o “corpo perfeito”, escravizadas a padrões impostos como única possibilidade de se sentirem atraentes a ponto de perderem a capacidade de se perceberem, como em casos de anorexia que, por mais magras que estejam, o espelho lhes “diz” que ainda estão gordas.

Para muitas pessoas, é difícil viver com o que tem e é. Até mesmo pessoas consideradas muito belas sofrem de depressão, baixa autoestima, síndrome do pânico.

Porém, quantas pessoas feias pelos padrões estéticos vigentes são incrivelmente atraentes e vivem felizes! Qualidade da conversa, simpatia, generosidade, amor próprio são algumas das características que as tornam pessoas atraentes. Além do “charme” e do “borogodó”!

A conversa com o grupo foi além dos parâmetros da beleza do corpo para refletir sobre o impacto de obras de arte, música, contemplação da natureza no dia a dia de nossas vidas, para elevar o espírito, agir como bálsamo para as dificuldades que precisamos enfrentar e abrir portas da percepção. Uma das participantes mencionou que montar arranjos florais com as aulas de ikebana ampliou sua capacidade de admirar as pinturas que sempre apreciou em visitas a museus. Outra disse que uma das boas coisas do envelhecimento é ter tempo e tranquilidade para contemplar a beleza da natureza e das pessoas. Mesmo tendo enfrentado muitos problemas na vida, não endureceu. Contemplar a beleza a salvou!

Que poder a beleza exerce em cada um? As pessoas compartilharam diversas percepções: o impacto de ver os anéis de Saturno em um observatório; o sorriso de uma criança; ouvir atentamente o canto dos pássaros nas matas; observar atos de gentileza entre as pessoas; deixar-se envolver pelo mar ou por uma cachoeira; um belo prato de comida; entrar em uma imponente catedral; ouvir uma música emocionante; gerar um filho.

O poder da beleza é despertar a emoção!