Crianças, adolescentes e adultos precisam de limites!

“Limites na educação” foi o tema da minha palestra de 15 minutos no evento TEDxRIO Educação. Nesta palestra, abordarei as características dos limites eficazes e os fundamentos para construir “combinados” e “acordos de bom convívio” que funcionam. Outro aspecto importante é orientar crianças e adolescentes a colocarem limites de modo eficaz em outras crianças e adolescentes para a prevenção do “bullying” e dos relacionamentos abusivos. E, finalmente, examinar a questão de limites entre adultos e em si mesmo. 

Nas trilhas da vida
(Palestra-show)

“Problemas são oportunidades de criar recursos para viver melhor”.

Celebrando a vida, desde a infância até a maturidade, essa palestra-show dá dicas para enfrentar os principais desafios que encontramos no caminho, aprimorando o desenvolvimento pessoal e a qualidade dos relacionamentos familiares, sociais e profissionais

Desenvolvendo as competências socioemocionais

Querem que seus filhos façam boas escolhas, tomem decisões com responsabilidade, saibam resolver problemas e conflitos que surgem, consigam cultivar bons relacionamentos, lidem bem com suas emoções, tenham persistência para vencer obstáculos, se comuniquem com clareza e respeitem as pessoas? Essas são as principais competências socioemocionais que serão abordadas nessa palestra. As inúmeras situações do dia a dia na família e na escola são oportunidades para desenvolver essas competências, consideradas como recursos essenciais para viver bem no século XXI.

Os professores, as competências socioemocionais e a BNCC

O desenvolvimento das competências socioemocionais é um trabalho de vida inteira, para todos nós. Por isso, para estimular esse desenvolvimento nos alunos, é importante que os professores continuem desenvolvendo essas competências em si mesmos. Com isso, todos ficarão melhor preparados para enfrentar os desafios do século XXI lidando bem com as próprias emoções, se expressando com clareza, gerenciando conflitos, construindo bons relacionamentos com o devido respeito pela diversidade, descobrindo recursos para resolver problemas, e tomando decisões com responsabilidade.

Nessa palestra, desenvolvida especialmente para educadores, abordamos situações práticas do cotidiano escolar que favorecem o desenvolvimento das competências socioemocionais recomendadas pela BNCC, assim como estratégias para reforçar a parceria família-escola.

Construindo a felicidade
e o bem-estar

Como treinar ser feliz? Os estudos de neurociência mostram que é possível construir felicidade mesmo em épocas difíceis por meio de ações simples no dia-a-dia.

Nesta palestra, você saberá como o hábito da gratidão, a visão positiva dos acontecimentos, a transformação da mágoa e da raiva e a boa qualidade dos relacionamentos, entre outros fatores, contribuem para a saúde física e mental, construindo a sensação de bem-estar.

Nas teias dos
relacionamentos

Com músicas de sua autoria e encenação de textos de seu livro Teias, Maria Tereza mostra como tecer valores de bom convívio (respeito, gentileza, cooperação, entre outros) no dia a dia dos relacionamentos para criar saídas para quem está enredado nas teias do ciúme, da mágoa, do destempero e tantas outras que nos aprisionam em relacionamentos difíceis.

Transformando conversas difíceis em diálogos eficazes

Como conseguir o que queremos, com pessoas complicadas ou em situações difíceis, e ainda assim cuidar do relacionamento? Nesta palestra, com músicas especialmente compostas para o tema, examina-se o conceito do “Não positivo” de W. Ury e suas aplicações práticas nos relacionamentos profissionais e familiares, abordando os recursos de comunicação que possibilitam transformar conversas difíceis em diálogos eficazes para resolver problemas em conjunto.

Bullying e Cyberbullying – O que fazemos com o que fazem conosco?

Onde estão as fronteiras entre brincadeira, implicância, agressão e perseguição implacável no comportamento de crianças e adolescentes? Como orientá-los para o uso responsável da redes sociais, em casa e na escola? Essa palestra aborda os recursos de educação em valores que podem ser desenvolvidos para prevenir as ações de bullying e cyberbullying, integrando-os em um programa antibullying que favorece a boa qualidade dos relacionamentos.

Estratégias eficazes para
resolver conflitos

É possível utilizar a divergência para gerar soluções satisfatórias para ambas as partes, melhorando a qualidade dos relacionamentos na família, na escola e no trabalho! Aprenda a atacar o problema sem atacar as pessoas, a aperfeiçoar a boa escuta para aumentar a confiança e a colaboração para resolver o problema, a desenvolver clareza e eficácia na comunicação para encontrar os pontos em comum nas divergências.

Maturidade – mudança do olhar, renovação dos projetos

Depois dos 50, entramos na “segunda idade adulta”. Como viver plenamente essa etapa da vida? Por meio de belas imagens e músicas especialmente compostas para esse tema, há sugestões práticas para revitalizar o cérebro, melhorando a auto-estima, renovando projetos de vida, minimizando o risco de sofrer de depressão e de ansiedade, cuidando da vida afetiva e dos relacionamentos sociais.

Dos primeiros anos de vida à adolescência – pais e
educadores no século XXI

Para enfrentar os desafios do século XXI, precisamos estimular a criatividade, as ações inovadoras e o espírito empreendedor. As raízes dessas competências se encontram nos primeiros anos de vida, e se desdobram no decorrer da infância e da adolescência. A palestra aborda também as ações que estimulam a empatia e a expansão da capacidade amorosa, a inteligência dos relacionamentos e a resiliência essencial para viver bem em um mundo que passa por enormes transformações.

Parceria família-escola: A importância dos limites e da educação em valores

Qual a diferença entre autoridade e autoritarismo, limites indispensáveis e repressão indevida, castigos e consequências? O que fazer para reverter a onda de desrespeito crescente, na relação pessoal e no uso das redes sociais? Limites claros, consistentes e colocados no momento certo ajudam crianças e adolescentes a lidar bem com a frustração, a ter consideração e respeito pelos outros, a pensar alternativas possíveis, desenvolvendo a criatividade e a inteligência social.

Transformando obstáculos
em oportunidades

Se você não pode mudar uma situação, mude sua atitude com relação a ela! 

Os maiores obstáculos estão dentro de nós: rigidez, compulsão à reclamação, medo de errar. Cultivar a curiosidade, a coragem para enfrentar desafios, a resiliência para não esmorecer diante das dificuldades são algumas das características das pessoas que conseguem transformar obstáculos em possibilidades, na vida pessoal e profissional.

.

A oportunidade
das crises

Na travessia das crises, a pergunta-bússola é: O que posso fazer de melhor para abrir bons caminhos? Essa palestra oferece dicas para adotar uma postura vencedora, em vez de se deixar abater pelo desânimo e pelo pessimismo. Crises em pessoas, organizações e países nos oferecem oportunidades de revisões, renovação e inovação, fortalecendo nossa competência para enfrentar as adversidades.

Vida profissional & vida pessoal – o equilíbrio difícil, porém possível

Nessa palestra motivacional, Maria Tereza dá dez dicas práticas que ajudarão as pessoas “multitarefa” a abrir caminhos para integrar os diversos aspectos da vida buscando o equilíbrio entre produtividade e bem-estar, aprendendo a criar tempo para um convívio de boa qualidade, compartilhando tarefas e encarando os desafios de desenvolver novos modelos de relacionamento.

O bom convívio nas diversas formas de viver em família

Segundo o censo demográfico mais recente, a família clássica “casal com filhos” deixou de ser maioria no Brasil. Quais as características, dificuldades e possibilidades de cada tipo de família (com pais casados, separados, solteiros, viúvos, recasados, com filhos biológicos e/ou adotivos)? Nessa palestra, fazemos um divertido passeio por cenas do cotidiano, falando sobre os ingredientes da “boa briga”, dos “acordos de bom convívio” e do fortalecimento do vínculo amoroso em cada uma dessas composições familiares.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0