fbpx
Gosto de observar a interação entre os seres da teia da vida. Fotografei essa cenai em Rio Preto (MG)

Gosto de observar a interação entre os seres da teia da vida. Fotografei essa cena em Rio Preto (MG)

As células do nosso corpo se renovam em períodos diferentes, de acordo com a função que exercem, sem que a gente perceba! Mas é interessante pensar nisso conscientemente, quando mergulhamos em nós mesmos para ver o que precisamos renovar em nossas ideias e em nossa maneira de ser.

Um conjunto de fatores estimula nossa capacidade de fazer pequenos ou grandes ajustes em nossas ações: entre eles, as experiências pelas quais passamos, tudo aquilo que vivenciamos em nossos relacionamentos, o que acontece no mundo, no país, na cidade e no bairro em que vivemos. Por isso, é importante desenvolver flexibilidade e criatividade para efetuar as mudanças necessárias.

A cada dia, precisamos fazer pequenas ou grandes escolhas, que nem sempre serão as melhores, nem as mais acertadas. Individualmente, o que escolhemos modela em parte nosso futuro, influencia nossa saúde e até nossa longevidade. Coletivamente, o que escolhemos como sociedade também modela em parte o futuro de nossas cidades, o bem-estar (ou a insegurança) do cotidiano e outros parâmetros que influenciam a qualidade de vida de todos nós.

Embora algumas características nossas permaneçam estáveis no decorrer da vida, passamos por modificações em função de tudo que acontece em nossa trajetória. Em períodos de crise, tanto no âmbito individual como no coletivo, mudanças mais expressivas são inevitáveis.

Renovação, inovação, quebra de paradigmas, novos planos, rumos diferentes. Rever hábitos de consumo, definições de sucesso e de progresso, expandir a compaixão e a solidariedade, ampliar a capacidade de cuidar bem de nós mesmos e dos outros também, desenvolver a percepção de que todos nós fazemos parte da imensa teia da vida, e estamos ligados por uma profunda interdependência. Essa percepção aguçada nos ajudará a entender que cooperar é mais importante do que competir. É assim que os trilhões de células do nosso corpo agem. Quando estamos saudáveis, elas atuam harmoniosamente em suas respectivas funções. Os diversos sistemas interagem, se complementando e colaborando para que possamos caminhar pelas trilhas da vida da melhor forma possível.